Frases para não se esquecer!

"O que ameaça a Democracia é a fome, é a miséria, é a doença dos que não tem recursos para enfrentá-la. Esses são os males que podem ameaçar a Democracia, mas nunca o povo na praça pública no uso dos seus direitos legítimos e democráticos.". - Presidente João Goulart, em 11/03/1964.

Joseph Pulitzer: "Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma."

"O sigilo não oferecerá nunca mais guarida ao desrespeito aos direitos humanos no Brasil"

(Presidenta Dilma Rousseff, ao sancionar a criação da Comissão da Verdade)

Emiliano Zapata: “Mais vale, homens do Sul, morrer de pé que viver de joelhos!”

domingo, 29 de novembro de 2009

Artigo de César Benjamim: Ombudsman da 'Folha' admite que jornal não fez Jornalismo!


Vejam o que o ombudsman da 'Folha' escreveu hoje no jornal:


Deu na Folha de S. Paulo

Observações sobre o artigo de César Benjamin

De Carlos Eduardo Lins da Silva, ombudsman:

Recebi até as 19h de anteontem 31 mensagens de leitores a respeito do artigo de César Benjamin sobre o filme "Lula, o Filho do Brasil", publicado na edição daquele dia.

Como já disse aqui diversas vezes, não faz parte do escopo de trabalho do ombudsman emitir juízo de valor sobre textos opinativos, como esse, publicados no jornal.

Neste caso, há duas observações técnicas cabíveis.

Primeiro, a de que concordo inteiramente com o leitor Carlos Alberto Bárbaro, para quem "não há outra opção ao jornal que publica artigo tão impactante quanto o de César Benjamin que a de, com suas equipes, tentar reconstituir os fatos narrados pelo autor".

Segundo, a de que é indispensável oferecer ao outro lado espaço e destaque similares para defender pontos de vista opostos aos do artigo de sexta-feira.

O ideal seria a apuração factual dos eventos relatados e os argumentos contraditórios saírem com o artigo. O resultado da apuração começou a ser editado ontem. Que se complete e se publique o contraponto o mais rápido possível.



Obs: Traduzindo isso daí é que o próprio ombudsman da 'Folha' admite que a mesma não fez jornalismo ao publicar ao texto de César Benjamim, pois o jornal:

1) não apurou a veracidade dos fatos relatados por Benjamim antes da publicação do texto;

2) tampouco foi ouvir representantes do outro lado e nem as testemunhas citadas no texto de Benjamim.

Desta maneira, e mais uma vez, a 'Folha' ignorou as regras básicas do verdadeiro Jornalismo.

Isso comprova que a 'Folha' se transformou num panfleto neofascista de quinta categoria e que não serve nem para que passarinhos possam c... em cima.

A "Folha" morreu para o Jornalismo. Agora, é um panfleto que representa os interesses da Extrema-Direita tupiiquim. Nada além disso.

Link:

http://oglobo.globo.com/pais/noblat/posts/2009/11/29/observacoes-sobre-artigo-de-cesar-benjamin-245496.asp

2 comentários:

Ralf [Zé da Trópis] Rickli disse...

GRAAAAANDE a montagem fotográfica!! É sua? NÃO DÁ PRA NÃO PASSAR ADIANTE, tudo bem?

Marcos D. disse...

Ralf, a montagem fotográfica não é de minha autoria, não. Fique à vontade para passar a montagem adiante. Mesmo se eu fosse o autor, poderia divulgá-la à vontade, ok? Volte sempre.