Frases para não se esquecer!

"O que ameaça a Democracia é a fome, é a miséria, é a doença dos que não tem recursos para enfrentá-la. Esses são os males que podem ameaçar a Democracia, mas nunca o povo na praça pública no uso dos seus direitos legítimos e democráticos.". - Presidente João Goulart, em 11/03/1964.

Joseph Pulitzer: "Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma."

"O sigilo não oferecerá nunca mais guarida ao desrespeito aos direitos humanos no Brasil"

(Presidenta Dilma Rousseff, ao sancionar a criação da Comissão da Verdade)

Emiliano Zapata: “Mais vale, homens do Sul, morrer de pé que viver de joelhos!”

domingo, 27 de dezembro de 2009

Lula e Vargas foram perseguidos e atacados pela Grande Mídia Golpista!!


No blog do Brizola Neto, um dos melhores da Internet brasileira atualmente, o internauta Armando do Prado escreveu o seguinte: “porque Vargas era um articulador político e líder carismático, sem TV e sem Internet.”.

E a minha resposta para ele foi a seguinte:

R – Discordo!

É claro que não havia TV e Internet na ‘Era Vargas’. A TV chegou ao Brasil em 1950, mas ainda era vista por pouquíssimos brasileiros enquanto Vargas viveu.

Mas, quero lembrar que Vargas foi o pioneiro, no Brasil, no uso da propaganda e da imprensa para promover o seu governo e a sua liderança política.

Exemplos: a criação do DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda) e o uso do rádio, que era o principal veículo de comunicação do país nas décadas de 1930/1950. O programa ‘A Voz do Brasil’ foi criado justamente nesta época para promover e divulgar as ações do governo Vargas.

E Lula é, sim, um grande articulador político. Se não fosse, teria sido derrubado da Presidência em 2005. E Lula conseguiu isolar o PSDB/DEM/PPS, formando um governo de coalizão que engloba 11 partidos políticos. E carismo não falta para Lula, desde os tempos de movimento sindical.

Agora, quero lembrar uma semelhança entre os dois, que é o fato de que ambos foram (e Lula ainda é…) brutalmente atacados pela Grande Mídia ‘brasileira’. Não havia um único jornal que defendesse o governo Vargas na época. Tanto que, para ter um que fizesse isso, foi necessário criar a ‘Última Hora’, comandada por um jornalista aliado de Vargas, o Samuel Wainer.

No caso de Lula, o mesmo teve que criar a TV Brasil a fim de que nem todos os veículos de comunicação se limitassem a atacar ao seu governo.

Lula e Vargas são duas vítimas desta Grande Mídia golpista, reacionária, antidemocrática e antinacional que temos no país.

Espero que com a massificação da Internet e com a disseminação de blogs e sites independentes este monopólio midiático seja quebrado.

Para isso, é fundamental que o governo Lula e o próximo governo da Dilma invistam maciçamente na criação de uma empresa pública que torne a Internet banda larga acessível a TODA a população. Esta será a ‘Última Hora’ do século XXI.

Viva Vargas!

Viva Lula!

Viva Dilma!

Link:

http://www.tijolaco.com/?p=7684&cpage=1#comment-7220

Nenhum comentário: