Frases para não se esquecer!

"O que ameaça a Democracia é a fome, é a miséria, é a doença dos que não tem recursos para enfrentá-la. Esses são os males que podem ameaçar a Democracia, mas nunca o povo na praça pública no uso dos seus direitos legítimos e democráticos.". - Presidente João Goulart, em 11/03/1964.

Joseph Pulitzer: "Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma."

"O sigilo não oferecerá nunca mais guarida ao desrespeito aos direitos humanos no Brasil"

(Presidenta Dilma Rousseff, ao sancionar a criação da Comissão da Verdade)

Emiliano Zapata: “Mais vale, homens do Sul, morrer de pé que viver de joelhos!”

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Evo atende movimentos sociais e nacionaliza mineradora!

Evo atende movimentos sociais e nacionaliza mineradora - do Vermelho

O presidente da Bolívia, Evo Morales, decidiu nesta terça-feira (10) à noite anular uma concessão da mineradora canadense South American Silver, na segunda nacionalização feita em um mês a pedido dos movimentos sociais.

ABI
Bolívia Morales acusou os países mais ricos de quererem obrigar os países do Sul a serem os guardiões pobres das florestas e afetarem sua soberania

Grupos indígenas que exigiam a saída da South American Silver (SAS) do projeto da mina Mallku Khota — de prata, índio e gálio — levaram o presidente a tomar a decisão após protestos que deixaram um morto e dezenas de feridos.

"Estes recursos naturais são do Estado, portanto do povo boliviano, por isso o governo nacional deve realizar a exploração e extração com a participação dos cidadãos dessa zona, isso acordamos", fundamentou o chefe de Estado.

Evo lamentou ainda o enfrentamento entre grupos de militantes, uns a favor das atividades mineradoras da empresa canadense, e considerou que essa confrontação foi ocasionada por essa empresa transnacional.

Três semanas antes, Morales decretou a reversão para domínio estatal da mina de estanho e zinco Colquiri, explorada pelo grupo suíço Glencore, acalmando uma dura disputa entre mineradores assalariados e cooperativistas pelo controle da reserva que havia sido privatizada na década passada.


Com informações da Reuters e da ABI



Link:

 http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_secao=7&id_noticia=188200

Nenhum comentário: