Frases para não se esquecer!

"O que ameaça a Democracia é a fome, é a miséria, é a doença dos que não tem recursos para enfrentá-la. Esses são os males que podem ameaçar a Democracia, mas nunca o povo na praça pública no uso dos seus direitos legítimos e democráticos.". - Presidente João Goulart, em 11/03/1964.

Joseph Pulitzer: "Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma."

"O sigilo não oferecerá nunca mais guarida ao desrespeito aos direitos humanos no Brasil"

(Presidenta Dilma Rousseff, ao sancionar a criação da Comissão da Verdade)

Emiliano Zapata: “Mais vale, homens do Sul, morrer de pé que viver de joelhos!”

sábado, 25 de agosto de 2012

Fotógrafo flagra ordem para prender Assange “sob qualquer circunstância”!

Fotógrafo flagra ordem para prender Assange “sob qualquer circunstância” - do Opera Mundi

Patiño acusa Reino Unido de atropelar a inviolabilidade da representação diplomática com uma lei local de 1987


Um briefing tático da polícia metropolitana de Londres, exposto nesta sexta-feira (24/08) pelo fotógrafo da Press Association Lewis Whyld, detalha as ordens dadas pela Scotland Yard para prender o fundador do Wikileaks, Julian Assange. O plano considera a hipótese de o jornalista tentar fuga “sob imunidade dip., como bagagem dip. ou dentro de bagagem dip”.

Assange está refugiado na embaixada do Equador em Londres desde o dia 19 de junho. A foto mostra o documento escrito à mão, preso a uma prancheta, nos braços de um policial em frente à representação diplomática. “Resumo da posição atual Re Assange. Ação requerida - Assange deve ser preso sob qualquer circunstância”, diz o texto.

Divulgação/Press Association Lewis Whyld



O texto completo, em inglês: “BRIEF - EQ. Embassy brief - Summary of current position Re Assange. Action required - Assange to be arrested under all circumstances. He comes out with dip. immun., as dip. bag. in dip. bag (right to [ilegível]) in dip. vehicle - ARRESTED. Discuss possibility of distration.”

A revelação da estratégia da policia londrina, já classificada como uma “vergonha” para a Scotland Yard pelo jornal britânico The Telegraph, reforça a tentativa de prender Julian Assange independente de sua condição legal, mesmo se o jornalista tentar fuga como bagagem diplomática, que é inviolável segundo convenções internacionais.

Na última quarta-feira (15), o chanceler do Equador, Ricardo Patiño, expôs uma carta do governo britânico contendo a ameaça de invadir a embaixada do país em Londres para prender Assange, atropelando a inviolabilidade da representação diplomática, garantida pela Convenção de Viena, com base em uma lei local de 1987.

“Na quarta-feira à noite”, lembrou Assange em discurso na sacada da embaixada, no último domingo (19), “depois que uma ameaça foi enviada a esta embaixada e a polícia apareceu neste prédio, vocês vieram no meio da noite para testemunhar e vocês trouxeram os olhos do mundo. Dentro da embaixada, depois que a noite caiu, eu ouvi tropas policiais entrando pela escada de incêndio. Mas eu sabia que haveria testemunhas, e isso só foi possível por causa de vocês”.

A ameaça foi condenada pela Unasul, que pediu respeito à Convenção de Viena. Assange, que hoje detém status de asilado político, concedido pelo presidente do Equador Rafael Correa, está dentro da embaixada desde o dia 19 de junho deste ano. Ele luta para não ser extraditado para a Suécia, onde é acusado de estupro. O fundador do Wikileaks, porém, não foi indiciado, não responde a processo e nega a acusação.

Link:

http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/23909/fotografo+flagra+ordem+para+prender+assange+sob+qualquer+circunstancia.shtml

Nenhum comentário: