Frases para não se esquecer!

"O que ameaça a Democracia é a fome, é a miséria, é a doença dos que não tem recursos para enfrentá-la. Esses são os males que podem ameaçar a Democracia, mas nunca o povo na praça pública no uso dos seus direitos legítimos e democráticos.". - Presidente João Goulart, em 11/03/1964.

Joseph Pulitzer: "Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma."

"O sigilo não oferecerá nunca mais guarida ao desrespeito aos direitos humanos no Brasil"

(Presidenta Dilma Rousseff, ao sancionar a criação da Comissão da Verdade)

Emiliano Zapata: “Mais vale, homens do Sul, morrer de pé que viver de joelhos!”

sábado, 27 de outubro de 2012

Internet faz a Grande Mídia perder influência - por Toni!


Internet faz a Grande Mídia perder influência - por Toni, do blog do Nassif


A grande imprensa perdeu 40% de sua influência em regiões onde a internet tem maior penetração, ou seja, onde a densidade de conexões é maior. A Grande São Paulo é, com certeza, a região com maior número de usuários no Brasil. 
O fluxo e a democratização da informação, a reação rápida e consequente contra manipulações e a igualdade relativa na luta política, principalmente atingindo a camada mais influente na formação de opinião, a classe média, tem sido fundamental para o esclarecimento e como ajuda no entender dos fatos e acontecimentos para a população. 
Como o processo é progressivo e irreversível, torna-se cada vez mais difícil tentar, de forma panfletária, manipuladora e até truculenta, influir nas decisões, principalmente se tratando de eleições, evento que atrai as atenções de todas as camadas sociais.
Como o procedimento, a prática histórica no Brasil, sempre foi dos velhos meios de comunicação utilizarem os mais baixos "meios" para alcançar seus objetivos e eles ainda não se adaptaram à nova realidade, insistindo nos mesmos métodos, seu poder de influência tende a se tornar cada vez menor, por perda de credibilidade, que se aprofunda a cada eleição. 
A atual eleição para a prefeitura paulistana é um laboratório de como o futuro eleitoral no Brasil será desenhado, resultado de um processo que teve até agora seu ápice na eleição de Dilma.  Com isso, o PT pode tirar lições importantes de como se comportar na realização de suas políticas, sem se preocupar muito com a reação da velha mídia e pressões dos setores conservadores. 

Link:

Nenhum comentário: