Frases para não se esquecer!

"O que ameaça a Democracia é a fome, é a miséria, é a doença dos que não tem recursos para enfrentá-la. Esses são os males que podem ameaçar a Democracia, mas nunca o povo na praça pública no uso dos seus direitos legítimos e democráticos.". - Presidente João Goulart, em 11/03/1964.

Joseph Pulitzer: "Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma."

"O sigilo não oferecerá nunca mais guarida ao desrespeito aos direitos humanos no Brasil"

(Presidenta Dilma Rousseff, ao sancionar a criação da Comissão da Verdade)

Emiliano Zapata: “Mais vale, homens do Sul, morrer de pé que viver de joelhos!”

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Tracking do PT: Haddad, Serra e Russomanno tem 22%! - por Marcos Doniseti!

Tracking do PT: Haddad, Serra e Russomanno tem 22%! - por Marcos Doniseti!



Segundo o site 'Brasil 247' (ver link abaixo) o mais recente tracking do PT mostrou os seguintes resultados:

Haddad 22%;
Serra 22%;
Russomanno 22%.

Isso confirma que, de fato, a candidatura de Russomanno está indo ladeira abaixo devido à catastrófica proposta de tarifa proporcional por trajeto percorrido que ele passou a defender nas últimas semanas e que passou a ser fortemente criticada pelos seus adversários, principalmente pela campanha de Haddad. 

Com essa proposta, que já analisei aqui, os grandes prejudicados seriam os trabalhadores mais pobres da vasta e populosa periferia paulistana, que tem que se deslocar por várias horas diárias para poder trabalhar, estudar, se divertir, etc. E este sempre constituiu a maioria do eleitorado de Russomanno.

Essa proposta ridícula de Russomanno foi muito bem explorada e, claro, bastante criticada, principalmente, pela campanha de Haddad, que passou a mostrar justamente isso, ou seja, que os mais carentes das periferias de São Paulo seriam os maiores prejudicados pela implantação do projeto do candidato do PRB. E a recusa deste em reconhecer o erro e insistir em defender a sua idéia acabou por provocar o seu rápido desmoronamento nas pesquisas. 

Agora, Russomanno, que era tido como um verdadeiro fenômeno até poucos dias, corre o sério risco de ficar de fora do segundo turno. Aliás, entendo que isso já é inevitável. 

A candidatura de Russomanno faz água por todos os lados e, no momento, Haddad e Serra são os favoritos para disputar o segundo turno.

Porém, não descarto a possibilidade de que o crescimento de Gabriel Chalita, que também está se beneficiando com a queda de Russomanno, acabe fazendo com que ele também passe a disputar uma vaga no segundo turno. 

Mas isso é mais difícil de acontecer porque o candidato do PMDB parte de uma base eleitoral menor do que a de Haddad e do que a de Serra e o crescimento dele começou há poucos dias. Assim, talvez não haja tempo suficiente para que Chalita conquiste os votos necessários para que possa ir ao segundo turno. 

Então, continuando no ritmo atual de perda de votos, e por incrível que pareça, Russomanno já está fora do segundo turno, que deverá ser disputado por Haddad e Serra. 

Caso isso se confirme, a rápida queda de Russomanno, provocado pela apresentação de uma proposta totalmente ridícula e em um momento em que a sua candidatura estava consolidada e com vaga garantida no segundo turno, irá se configurar como sendo uma das maiores barbeiragens políticas-eleitorais da história do Brasil.

Entendo que, na verdade, essa ideia absurda defendida por Russomanno desnudou o caráter frágil, inconsistente e totalmente vazio de sua candidatura. 

O fato concreto é que enquanto Russomanno se limitou a repetir uma série infindável de generalidades, e ocas e vazias ('dou defender você', 'não irei te decepcionar', 'pode contar comigo') e a distribuir sorrisos, abraços e a fazer as famosas declarações vazias e genéricas que os eleitores gostam de ouvir, ele liderou com folga a disputa pela prefeitura de São Paulo. 

Mas, quando ele se arriscou um pouco mais e apresentou uma proposta concreta para governar, o caráter totalmente amador e retrógrado de suas idéias ficou desnudado.

É como se a partir deste momento o eleitorado percebesse que Russomanno não está, de fato, preparado para governar, tal como os seus adversários diziam, e que é muito arriscado colocar no comando da maior cidade brasileira alguém sem uma trajetória mais consistente de vida política-administrativa. 

E mesmo a forma com que Russomanno lidou com o assunto contribuíram para afundar ainda mais a sua candidatura, pois em vez de retirar a proposta e reconhecer o erro em apresentá-la, ele insistiu no erro, mostrando a pouca capacidade que tem de reconhecer quando faz bobagem. 

Desta forma, a natureza amadora, improvisada, sem substância e totalmente desprovida de conteúdo real da candidatura de Russomanno acabou por gerar o rápido esfarelamento da mesma. 

Com isso, Russomanno se torna, de fato, um verdadeiro fenômeno. Mas, felizmente, porém, a natureza vazia e sem conteúdo do mesmo ficou claro antes que o povo da cidade de São Paulo cometesse o erro de elegê-lo prefeito da segunda maior cidade da América Latina e que tem um orçamento previsto de R$ 42 bilhões para 2013. 

Melhor assim. 

Links:

Tracking do PT mostra triplo empate em SP, com Russomanno caindo ainda mais:

http://www.brasil247.com/pt/247/poder/82340/22-22-22-PT-v%C3%AA-empate-triplo-a-42-hs-da-elei%C3%A7%C3%A3o.htm

Eleitor volátil de Russomanno tem em Haddad a sua segunda opção de voto:

http://www1.folha.uol.com.br/poder/1164141-haddad-e-primeira-opcao-de-eleitor-volatil-de-russomanno.shtml

Afinal, de quem Chalita está tirando votos?:

http://www.brasil247.com/pt/247/poder/82342/Afinal-de-quem-Chalita-est%C3%A1-tirando-votos.htm
Haddad e Chalita podem ir para o 2o. turno:

http://guerrilheirodoentardecer.blogspot.com.br/2012/10/haddad-e-chalita-podem-ir-para-o-2o.html


Nenhum comentário: