Frases para não se esquecer!

"O que ameaça a Democracia é a fome, é a miséria, é a doença dos que não tem recursos para enfrentá-la. Esses são os males que podem ameaçar a Democracia, mas nunca o povo na praça pública no uso dos seus direitos legítimos e democráticos.". - Presidente João Goulart, em 11/03/1964.

Joseph Pulitzer: "Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma."

"O sigilo não oferecerá nunca mais guarida ao desrespeito aos direitos humanos no Brasil"

(Presidenta Dilma Rousseff, ao sancionar a criação da Comissão da Verdade)

Emiliano Zapata: “Mais vale, homens do Sul, morrer de pé que viver de joelhos!”

domingo, 21 de abril de 2013

Frente Guasu denuncia fraudes eleitorais no Paraguai!


Frente Guasu denuncia fraudes eleitorais no Paraguai - do Vermelho


Faltando apenas um dia para as eleições presidenciais no Paraguai, a Frente Guasu - coalizão do ex-presidente Fernando Lugo - protocolou denúncias de fraude eleitoral no Ministério Público Paraguaio. De acordo com o advogado da Frente, Nelson Martinez, estão acontecendo fraudes gravíssimas em três departamentos que atingem diretamente a coalizão.

De Assunção, Mariana Serafini, especial para o Vermelho


Durante coletiva de imprensa, o advogado mostrou as denúncias protocoladas no Ministério Público. No departamento de Amambay mais de 240 fiscais eleitorais não puderam retirar suas credenciais. 


O prazo para solicitar as credenciais era 10 de abril, a Frente Guasu fez a solicitação no dia 3, mas o documento foi alterado e agora marca dia 12, ou seja, dois dias depois que o prazo já havia encerrado.


Com a falsificação de documentos, todo o departamento de Amambay pode ficar sem fiscais da Frente Guasu durante as eleições. “Qualquer pessoa pode ver o que está acontecendo na mesa de votação, mas só o fiscal pode interferir no processo se estiver acontecendo fraude, agora estamos como em uma partida de futebol onde muitos gritam, mas nada acontece”, disse o advogado.

Em outros dois distritos, Caaguazu e Itapúa, acontece uma fraude diferente, os fiscais não estão conseguindo retirar suas credenciais junto à Justiça Eleitoral. Questionado sobre de que forma isso está acontecendo, Martinez apenas afirmou “sofremos um golpe parlamentar, muita coisa é possível”. Ele não sabe responder qual a justificativa da Justiça Eleitoral para não entregar as credenciais. Há um dia do “Dia D”, como estão chamando por aqui, a Frente Guasu não tem perspectiva de como o caso será resolvido.

Ainda assim, o processo eleitoral paraguaio contará com grande presença de Comissões Observadoras Internacionais, entre elas, MOE (Missão de Observações Eleitorais da União Europeia), Observadores Internacionais de Unasul, OEA (Organização de Estados Americanos) e Uniore(União Interamericana de Organismos Eleitorais).

Pela manhã,  Aníbal Carrillo - candidato à presidência - reuniu-se com cerca de 30 observadoresinternacionais, agradeceu a participação e afirmou que são fundamentais para o sucesso das eleições. “Vivemos um período pós golpe, a situação está complicada, precisamos lutar pela democracia, vamos fazer o possível para que essas eleições sejam limpas”.

O clima em Assunção é calmo, as campanhas foram encerradas nesta sexta (19) e agora os candidatos cumprem agenda com a imprensa e movimentos sociais. Acredita-se que a disputa será acirrada entre os dois candidatos da direita, o Colorado Horácio Cartes e Efrain Alegre do PLRA (Partido Liberal Radical Autêntico).

Lugo quebrou o ciclo de 61 anos de governo do partido Colorado, mas com minoria no Congresso e no Senado sofreu o golpe parlamentar. Dessa vez a Frente Guasu corrige o erro e não tem ligação alguma com partidos da direita, desenvolveu um projeto próprio de governo e aposta alto em aumentar a representatividade no Poder Legislativo.


Link:

http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=211560&id_secao=7

Nenhum comentário: