Frases para não se esquecer!

"O que ameaça a Democracia é a fome, é a miséria, é a doença dos que não tem recursos para enfrentá-la. Esses são os males que podem ameaçar a Democracia, mas nunca o povo na praça pública no uso dos seus direitos legítimos e democráticos.". - Presidente João Goulart, em 11/03/1964.

Joseph Pulitzer: "Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma."

"O sigilo não oferecerá nunca mais guarida ao desrespeito aos direitos humanos no Brasil"

(Presidenta Dilma Rousseff, ao sancionar a criação da Comissão da Verdade)

Emiliano Zapata: “Mais vale, homens do Sul, morrer de pé que viver de joelhos!”

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

A 'Folha' e a 'estagnação' da economia chinesa! - por Marcos Doniseti!

A 'Folha' e a 'estagnação' da economia chinesa! - por Marcos Doniseti!



Esse jornalixo da 'Folha' está cada vez pior. 

Seu correspondente em Pequim (Marcelo Ninio) escreveu que a economia da China cresceu 7,7% em 2013, mantendo-se estagnada em relação a 2012, quando havia crescido os mesmos 7,7%.

Dizer que uma economia ficou estagnada só é válido se a mesma não cresceu nada (0%) em relação ao ano anterior. Isso é que se chama estagnação. Estagnação é quando não se cresce nada, coisa alguma, zero.

No caso da China, o que aconteceu é que o ritmo de crescimento de sua economia em 2013 se manteve no mesmo patamar daquele que atingiu em 2012 (,7,7%).


Aliás, a afirmação correta a respeito do assunto foi feita pelo próprio governo da China, que disse o seguinte: 'Em comunicado, o Escritório Nacional de Estatísticas chinês afirmou que a economia "mostrou crescimento estável e moderado" em 2013'.

É isso: o ritmo de crescimento da economia chinesa estabilizou-se no patamar de 7,7%. E dizer isso é muito diferente de afirmar que a economia da China ficou estagnada. Estagnação ocorre apenas quando não ocorre crescimento algum da economia, quando o mesmo fica próximo de 0%.
Então, o 'jornalista' da 'Folha' deveria ter escrito algo como 'Economia chinesa cresce no mesmo ritmo de 2012, 7,7%'. 


Portanto, ele nunca poderia ter escrito que 'a segunda economia do mundo manteve-se estagnada em relação a 2012'.

O Zé Simão é que está certo: Essa é a Turma do Primário Mal Feito.


Link:

http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2014/01/1400045-economia-chinesa-cresce-77-em-2013.shtml

Nenhum comentário: