Frases para não se esquecer!

"O que ameaça a Democracia é a fome, é a miséria, é a doença dos que não tem recursos para enfrentá-la. Esses são os males que podem ameaçar a Democracia, mas nunca o povo na praça pública no uso dos seus direitos legítimos e democráticos.". - Presidente João Goulart, em 11/03/1964.

Joseph Pulitzer: "Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma."

"O sigilo não oferecerá nunca mais guarida ao desrespeito aos direitos humanos no Brasil"

(Presidenta Dilma Rousseff, ao sancionar a criação da Comissão da Verdade)

Emiliano Zapata: “Mais vale, homens do Sul, morrer de pé que viver de joelhos!”

quarta-feira, 5 de março de 2014

Ucrânia - Cidades do Leste e Sul estão promovendo uma 'Rebelião Pacífica' contra o governo golpista!

Ucrânia - Cidades do Leste e Sul estão promovendo uma 'Rebelião Pacífica' contra o governo golpista!


Regiões administrativas nas quais se divide a Ucrânia, com as suas respectivas capitais. Nota-se que entre as várias cidades que se rebelaram contra o governo golpista do país estão várias destas capitais, como Odessa, Kharkov, Donetsk, Mykolaiv e Kherson. Sem falar da Crimeia... Isso representa a maior parte do Sul-Leste da Ucrânia. Logo, o país corre sério risco de divisão.

Quase todas as principais cidades do Sul e Leste da Ucrânia, e que são capitais administrativas (ou seja, de regiões, o que, no Brasil, seriam os nossos estados) estão se revoltando contra o governo central ucraniano, que é dominado por direitistas neoliberais, nacionalistas extremistas e neonazistas (como os do Partido Svoboda e do Pravy Sektor). 

E todas as populações destas cidades (Odessa, Donetsk, Kharkov, Mykolaiv, Kherson) e regiões estão reivindicando a realização de referendos para que possam desfrutar de uma maior autonomia em relação ao governo golpista do país .

Na Crimeia, o governo local já tratou de criar um Ministério Público, um Ministério do Interior e seus próprios Serviços de Segurança. Oras, somente regiões que estão se preparando para se tornarem independentes ou que, na pior das hipóteses, desejam desfrutar de uma autonomia considerável é que tomam decisões como essa. 

Isso demonstra que muito dificilmente o governo golpista conseguirá estabelecer o seu poder sobre as regiões Sul e Leste da Ucrânia. Pelas informações a que tive acesso até esse momento, a população das regiões rebeladas ainda não fala em separatismo. 

Mas se o governo central ucraniano não atender às reivindicações destas regiões por maior autonomia (dentro de um regime confederativo) e optar por um caminho repressivo contra tal movimento, não é de se duvidar que elas caminhem na direção de um movimento separatista ou até que cheguem ao ponto de pedir para que sejam incorporadas à Rússia. 

Além disso, o governo Putin já deixou bem claro que não irá abandonar os ucranianos que falam russo. Logo no início da crise, um representante do governo da Rússia foi até a Crimeia e garantiu que a Rússia não iria abandoná-los, muito pelo contrário. 

Nas várias conversas que Putin e demais representantes do governo russo tiveram com Obama, Merkel, Hollande, o Secretário-Geral da ONU, Kerry, etc, o governo russo deixou claro que irá proteger, de todas as maneiras, a população ucraniana russófona. 

Em conversa com o Secretário-Geral da ONU, Vladimir Putin declarou o seguinte: "A Rússia não poderá ficar indiferente em caso de escalada da violência em relação à população russófona na Ucrânia. Se a situação dos acontecimentos continuar nesse sentido, Moscou tomará medidas de resposta no quadro do Direito Internacional.".

Então, caso a população russófona ucraniana seja reprimida pelo governo golpista, e que não é reconhecido como legítimo pela Rússia, o governo de Putin invadirá o Leste e o Sul da Ucrânia a fim de protegê-las. 

Como se percebe, a crise ucraniana ainda pode se agravar bastante. 

Links:

http://portuguese.ruvr.ru/news/2014_03_05/Crimeia-come-a-a-criar-rg-os-de-seguran-a-p-blica-7484/

http://portuguese.ruvr.ru/news/2014_03_05/Em-Kharkov-manifestantes-exigem-referendo-sobre-futuro-estatuto-da-regi-o-3450/

http://portuguese.ruvr.ru/news/2014_03_05/Manifestantes-tomaram-de-assalto-a-sede-do-governo-regional-de-Donetsk-0651/

Nenhum comentário: