Frases para não se esquecer!

"O que ameaça a Democracia é a fome, é a miséria, é a doença dos que não tem recursos para enfrentá-la. Esses são os males que podem ameaçar a Democracia, mas nunca o povo na praça pública no uso dos seus direitos legítimos e democráticos.". - Presidente João Goulart, em 11/03/1964.

Joseph Pulitzer: "Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma."

"O sigilo não oferecerá nunca mais guarida ao desrespeito aos direitos humanos no Brasil"

(Presidenta Dilma Rousseff, ao sancionar a criação da Comissão da Verdade)

Emiliano Zapata: “Mais vale, homens do Sul, morrer de pé que viver de joelhos!”

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

O voto útil pró-Marina e o dilema desta no segundo turno contra Dilma (se tivermos o mesmo, é claro)! - por Marcos Doniseti!ma

O voto útil pró-Marina e o dilema desta no segundo turno contra Dilma (se tivermos o mesmo, é claro)! - por Marcos Doniseti!


Será FHC o político que representa a renovação que Marina diz que tanto deseja?

A campanha de Aécio está apavorada com a possibilidade, bastante concreta, de que o voto útil pró-Marina acabe por tirar qualquer chance de levá-lo ao segundo turno contra a Presidenta Dilma.
E para entender isso é fácil: Se as pesquisas continuarem mostrando que Marina é uma candidata mais forte do que o tucano para enfrentar Dilma no segundo turno, haverá uma 'fuga para Marina' por parte de eleitores que, hoje, votam em Aécio.
Se isso acontecer, teremos um voto útil que será a pá-de-cal sobre a candidatura do tucano, que daí deverá despencar nas pesquisas, talvez caindo para um patamar próximo a uns 10%, o que seria o pior resultado para um presidenciável do PSDB desde a eleição de 1989, quando Mário Covas ficou apenas em 4o, lugar .
Muitos tucanos dizem que o mais importante, nesta eleição, é derrotar Dilma, a fim de tirar o PT do comando do governo federal, mas eles acabam esquecendo de um detalhe fundamental, que são as eleições para os governos estaduais.
Sem um candidato tucano no segundo turno da eleção presidencial, candidatos do PSDB a vários governos de estado importantes (SP, MG, PR, GO) que tiverem que disputar o segundo turno, não terão um candidato do partido à Presidência ao qual se ligar no mesmo, o que poderá ser prejudicial para muitos deles, que disputam governos de estados importantes com chances reais de vitória.
Até porque, Marina já deu sinais claros de que deseja manter distância dos tucanos, pois grande parte dos seus eleitores ainda enxergam nela a vontade de promover a prática de uma 'Nova Política', seja lá o que isso signifique.
Assim, mesmo um eventual apoio do PSDB, DEM, PPS e demais candidatos e partidos direitistas e conservadores para Marina, num segundo turno, poderá acabar prejudicando a candidata do PSB, pois poderá afastar da mesma o eleitorado que deseja ver na sua candidatura a encarnação desta tal de 'Nova Política'.
Mas como será possível manter esse discurso com tantos políticos conservadores, tradicionais e direitistas apoiando a sua candidatura num eventual segundo turno contra Dilma? Sem chance.
Enquanto isso, Dilma terá o apoio, e retribuirá o mesmo, de candidatos a governos estaduais dos partidos da base aliada federal em muitos estados. E isso irá acontecer sem que isso acarrete qualquer desgaste para a sua candidatura.
Então, o tiro tucano de apoiar Marina no segundo turno, poderá acabar saindo pela culatra e ambos terão grandes chances de morrer num abraço dos afogados.

Link:

Voto útil pró-Marina tensiona o PSDB!

Nenhum comentário: