Frases para não se esquecer!

"O que ameaça a Democracia é a fome, é a miséria, é a doença dos que não tem recursos para enfrentá-la. Esses são os males que podem ameaçar a Democracia, mas nunca o povo na praça pública no uso dos seus direitos legítimos e democráticos.". - Presidente João Goulart, em 11/03/1964.

Joseph Pulitzer: "Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma."

"O sigilo não oferecerá nunca mais guarida ao desrespeito aos direitos humanos no Brasil"

(Presidenta Dilma Rousseff, ao sancionar a criação da Comissão da Verdade)

Emiliano Zapata: “Mais vale, homens do Sul, morrer de pé que viver de joelhos!”

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Batalha judicial por 'Joan Anderson Letter'', escrita por Neal Cassady, adia leilão da carta por tempo indeterminado! - por Marcos Doniseti!

Batalha judicial por 'Joan Anderson Letter'', escrita por Neal Cassady, adia leilão da carta por tempo indeterminado! - por Marcos Doniseti!


Partes da famosa e histórica 'Joan Anderson Letter', escrita por Neal Cassady em Dezembro de 1950. 
No mês de Novembro foi divulgado que a famosa carta, a 'Joan Anderson Letter', que Neal Cassady escreveu e enviou para Jack Kerouac, no final de Dezembro de 1950, foi finalmente encontrada, após ficar desaparecida por mais de 60 anos. 

A responsável por encontrá-la foi Jean Spinosa.

Também havia sido divulgada a informação de que seria realizado um leilão da famosa carta, que é considerada o Santo Graal da Beat Generation e que o mesmo iria acontecer no próximo dia 17 de Dezembro na casa de leilões 'Profiles in History'.

Porém, a divulgação da descoberta deu início a uma verdadeira batalha judicial em torno da propriedade da carta fez com o leilão fosse adiado e sem que se faça a menor ideia de quando ele poderá vir a ocorrer.  

O responsável por administrar o espólio literário de Jack Kerouac, John Sampas, contratou um advogado de Boston, Nick Mitrokostas, para tentar ganhar na Justiça a posse da 'Joan Anderson Letter', sob a justificativa de que essa carta é propriedade do espólio de Jack Kerouac e que deve ser devolvida ao mesmo.

Porém, esta não é a única ação que reivindica a propriedade da carta escrita por Neal Cassady e que inspirou Jack Kerouac a adotar a técnica da 'prosa bop espontânea' quando decidiu escrever, em 1951, o manuscrito original do clássico 'On The Road'.

O espólio de Neal Cassady também está reivindicando a propriedade da 'Joan Anderson Letter', alegando que a mesma não é uma carta pessoal, mas um manuscrito destinado à publicação, tal como eram outras 'cartas' escritas por Cassady. Assim, o conteúdo dela estaria protegido pela lei de direitos autorais. 

Com isso, o leilão da 'Joan Anderson Letter' foi adiado por tempo indeterminado. 


Edição que comemorou os 50 anos de 'On The Road', de Jack Kerouac, e uma biografia de Neal Cassady, cuja amizade rendeu ótima literatura e, agora, gera até uma batalha judicial em torno da propriedade da 'Joan Anderson Letter'. 

E para tentar resolver a disputa judicial de uma vez por todas, um advogado que representa a casa de leilões 'Profiles in History' informou que irá protocolar uma ação que leve à instalação de um tribunal que decida, afinal, a quem pertence esse documento fundamental para a história da Beat Generation. 

A responsável pela descoberta da carta, Jean Spinosa, disse que quando viu a carta, no envelope da mesma estava escrito 'A. Ginsberg' e o início dela dizia 'Querido Jack...'. Daí ela pensou que Ginsberg teria enviado a carta para o pai dela, que se chamava Jack Espinosa. Porém, ao continuar a leitura da carta ela se deu conta de que a mesma tinha sido escrita por Neal Cassady e havia sido enviada para Jack Kerouac. 

Quando pesquisou sobre o assunto, Jean Spinosa se deu conta da importância histórica da descoberta. 

Ela chegou a ler uma entrevista de Kerouac para a 'Paris Review' na qual o autor de 'On The Road' disse que se a carta de Cassady tivesse sido publicada, então isso poderia ter permitido que Neal seguisse a carreita de escritor. Jean também começou a ler e a pesquisar tudo sobre os Beats. 

Como é do conhecimento público, o livro de Kerouac influenciou imensamente várias gerações de jovens pelo mundo inteiro, incluindo Bob Dylan e Jim Morrison, só para citar dois grandes nomes da história do Rock.

E para o diretor e fundador do The Beat Museum, de São Francisco, a 'Joan Anderson Letter' é o mais importante documento da história da Beat Generation, sendo mais importante até do que o manuscrito original de 'On The Road', pois a carta de Cassady é que levou Kerouac a mudar o seu estilo de escrever. 

E por isso mesmo a expectativa no mercado de leilões é a de que o valor que a 'Joan Anderson Letter' deverá alcançar no leilão (quando o mesmo se realizar, é claro) irá superar facilmente os US$ 2,4 milhões pagos pelo manuscrito original de 'On The Road' e que foi realizado em 2001. 

Isso explica essa batalha judicial que se trava em torno da propriedade da carta, que é de imensa importância histórica para a Beat Generation. 

E é claro que todos os fãs dos Beats torcem para que tal batalha se encerre o quanto antes, pois querem ver a carta de Cassady devidamente publicada, e o quanto antes, a fim de poder ler a mesma na íntegra. 

Que assim seja. 


Links:

Batalha judicial adia por tempo inderminado o leilão da 'Joan Anderson Letter':

http://www.sfgate.com/books/article/Dec-17-auction-of-famed-Beats-letter-is-halted-5945485.php

Carta de Neal Cassady para Kerouac é encontrada após 60 anos:

http://popeseries.blogspot.com.br/2014/12/carta-de-neal-cassady-que-inspirou.html

Exposição no The Beat Museum exibe 'Joan Anderson Letter':

http://www.sfgate.com/bayarea/article/Lost-On-the-Road-letter-lands-in-North-Beach-5928401.php

Vídeo que mostra a Joan Anderson Letter no The Beat Museum, em S.Francisco:

http://www.sfgate.com/news/item/Neal-Cassady-letter-video-35339.php

Nenhum comentário: