Frases para não se esquecer!

"O que ameaça a Democracia é a fome, é a miséria, é a doença dos que não tem recursos para enfrentá-la. Esses são os males que podem ameaçar a Democracia, mas nunca o povo na praça pública no uso dos seus direitos legítimos e democráticos.". - Presidente João Goulart, em 11/03/1964.

Joseph Pulitzer: "Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma."

"O sigilo não oferecerá nunca mais guarida ao desrespeito aos direitos humanos no Brasil"

(Presidenta Dilma Rousseff, ao sancionar a criação da Comissão da Verdade)

Emiliano Zapata: “Mais vale, homens do Sul, morrer de pé que viver de joelhos!”

sábado, 28 de março de 2015

Governos Lula e Dilma criaram os principais instrumentos de combate à corrupção! - por Marcos Doniseti!

Governos Lula e Dilma criaram os principais instrumentos de combate à corrupção! - por Marcos Doniseti!

Governo Lula criou a CGU já em 2003, primeiro ano do seu mandato. Combate à corrupção vem desde o início dos governos petistas, portanto. 
Principais iniciativas e leis que permitem o combate à corrupção foram todas criadas nos governos Lula e Dilma. É por isso que as elites querem derrubar Dilma. Afinal, pela primeira vez na história do Brasil os crimes cometidos pelas mesmas estão sendo investigados e combatidos.
A 'Operação Zelotes' (que envolve sonegação de impostos por parte do Bradesco, Santander, Banco Safra, Light, RBS, Camargo Corrêa, e várias outras grandes empresas) é a prova mais recente disso.

Entre as principais iniciativas dos governos Lula e Dilma adotados para combater a corrupção, nós tivemos o seguinte:


1) Criação da CGU (2003);

2) Criação do Portal da Transparência (2004)

3) Lei de Acesso à Informação;
4) Criação do pregão eletrônico e do Cadastro de Empresas Inidôneas e Suspensas (Ceis);
5) Lei Anti-Corrupção (2013);
6) Fortalecimento da Polícia Federal, cuja autonomia passou a ser respeitada e que desde 2004, promoveu mais de 2500 operações, prendendo cerca de 25000 pessoas envolvidas em todos os tipos de crimes: corrupção, contrabando, tráfico de drogas, sonegação de impostos, etc;
7) Respeito à autonomia do Ministério Público Federal, com os presidentes Lula e Dilma nomeando o Procurador-Geral mais votado pela categoria para comandar a PGR (Procuradoria-Geral da República), enquanto que o governo FHC escolhia aquele que mais arquivava e engavetava investigações. 

Assim é que se combate a corrupção: com leis e iniciativas concretas que dão ao Estado os instrumentos e o poder necessário para agir num combate incansável à corrupção. 

Links:

Criação de leis e instrumentos de combate à corrupção!

Operação Zelotes:

Operação Zelotes: Lista das empresas envolvidas em irregularidades

Operação Zelotes se aproxima da Globo:

Nenhum comentário: