Frases para não se esquecer!

"O que ameaça a Democracia é a fome, é a miséria, é a doença dos que não tem recursos para enfrentá-la. Esses são os males que podem ameaçar a Democracia, mas nunca o povo na praça pública no uso dos seus direitos legítimos e democráticos.". - Presidente João Goulart, em 11/03/1964.

Joseph Pulitzer: "Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma."

"O sigilo não oferecerá nunca mais guarida ao desrespeito aos direitos humanos no Brasil"

(Presidenta Dilma Rousseff, ao sancionar a criação da Comissão da Verdade)

Emiliano Zapata: “Mais vale, homens do Sul, morrer de pé que viver de joelhos!”

sábado, 18 de agosto de 2012

EUA vai instalar maior base da América Latina em Honduras!

EUA vai instalar maior base da América Latina em Honduras, diz dirigente - do Vermelho

A dirigente do  Conselho Cívico de Organizações Populares e Indígenas de Honduras (COPINH), Bertha Cáceres,denunciou que tropas militares estadunidenses se deslocam livremente pelos rios localizados na região da Mosquitia, no norte do país.



Em entrevista para a Rádio do Sul, Cáceres afirmou que a ingerência dos Estados Unidos em Honduras é descarada e destacou que Washington pretende instalar na “Mosquitia” o que seria sua maior base militar na América Latina. Acrescentou que nesta região poderiam ser encontradas grandes reservas de petróleo.

A dirigente social indicou que o governo estadunidense pretende investir 1,3 bilhão de dólares para colocar suas tropas e utilizar o território hondurenho como plataforma para atacar outros países.

A região da “Mosquitia” está localizada no norte do país, entre o Caribe e a fronteira com a Nicarágua. Tem limites marítimos com Jamaica, Cuba, Belize e a própria Nicarágua. Ali estão quatro etnias indígenas, que se encontram ameaçadas pela presença militar estadunidense.

A presença militar estadunidense em Honduras tem sido justificada como parte dos mecanismos conjuntos da luta contra o narcotráfico, entretanto, adverte Cáceres, ocorreu o contrário: a medida em que aumenta o número de efetivos estadunidenses, aumenta também o narcotráfico.

Fonte: Brasil de Fato 

Link:

 http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=191518&id_secao=7


Meu Comentário!

Agora, tá explicado pórque o Zelaya foi derrubado... Com ele na Presidência, isso jamais seria permitido. 

E assim Honduras continua sendo uma base militar dos EUA na América Central e que fornece mão-de-obra barata para as grandes corporações multinacionais que atuam no país.

Para Honduras, vale o mesmo que para o México: 'Pobre Honduras: Tão longe de Deus, Tão perto dos EUA'.

E fica claro que a promessa de Obama de cortar os gastos militares dos EUA não passou de uma mentira descarada. 

Obama não passa de mais um pau-mandado do Imperialismo Neonazista dos EUA. 

Nenhum comentário: