Frases para não se esquecer!

"O que ameaça a Democracia é a fome, é a miséria, é a doença dos que não tem recursos para enfrentá-la. Esses são os males que podem ameaçar a Democracia, mas nunca o povo na praça pública no uso dos seus direitos legítimos e democráticos.". - Presidente João Goulart, em 11/03/1964.

Joseph Pulitzer: "Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma."

"O sigilo não oferecerá nunca mais guarida ao desrespeito aos direitos humanos no Brasil"

(Presidenta Dilma Rousseff, ao sancionar a criação da Comissão da Verdade)

Emiliano Zapata: “Mais vale, homens do Sul, morrer de pé que viver de joelhos!”

domingo, 28 de abril de 2013

A Segunda Guerra Mundial no Facebook! - por Marcos Doniseti!

A Segunda Guerra Mundial no Facebook! - por Marcos Doniseti!

Os quatros líderes das potências que travaram a Segunda Guerra Mundial.: Churchill, Stalin, Rooservelt e Hitler. 
Encontrei isso no Facebook e achei muito bom. Mas também faço, logo mais abaixo, alguns comentários e observações a respeito do seu conteúdo, com o objetivo de esclarecer algumas questões mais complexas.

Obs: O responsável pela elaboração deste excelente trabalho, que reproduzo abaixo, é o professor Paulo Alexandre. 

O link de seu blog é esse aqui:

http://historiablog.wordpress.com/a-crise-de-1929/



Abaixo, publico os meus comentários a respeito deste ótimo trabalho do professor Paulo Alexandre:


1) A URSS nunca pensou em se aliar com a Alemanha Nazista para guerrear contra a Inglaterra. O acordo feito por Stalin com Hitler, em 1939, chamado de 'Pacto Germânico-Soviético', foi feito apenas para ganhar tempo, pois a URSS não estava pronta para guerrear contra a Alemanha Nazista naquele ano, até em função dos expurgos de milhares de oficiais do Exército Vermelho feito pelo próprio Stalin durante os anos de 1937-1939;

2) Stalin foi um Ditador sanguinário, sim, mas os Impérios Britânico e o Francês não eram bonzinhos, não. Índia, China e Indochina que o digam;

3) França e Grã-Bretanha tiveram inúmeras oportunidades para liquidar com a Alemanha Nazista antes que esta ficasse muito forte militarmente, mas não fizeram nada. Exemplos: Quando Hitler mandou invadir e ocupar a Renânia, em 1936 e quando rasgou o Tratado de Versalhes, em 1935; 

4) Stalin fez o Pacto com Hitler, em 1939, em função do Pacto de Munique, de 1938, assinado por França e Grã-Bretanha com a Alemanha, que entregou toda a Europa Central para o domínio alemão. Até Churchill denunciou isso em discurso no Parlamento britânico; E como eu já disse: Stalin sabia que a URSS não estava pronta para guerrear com os alemães em 1938. Assim, ele procurou ganhar tempo com esse acordo;

Hitler, Mussolini e Hiroíto lideravam a Alemanha, Itália e Japão na Segunda Guerra Mundial. 

5) O uso de Exércitos imensos, com milhões de soldados para poder derrotar seus inimigos, não era fruto de exclusiva iniciativa stalinista. Isso não começou após a Revolução Socialista. A Rússia czarista também guerreava assim. Vide a 1a. Guerra Mundial;

6) Não foi o General 'Inverno' que derrotou os alemães em 1941, mas a heróica resistência dos soviéticos (governo, povo, Exército Vermelho). Se fosse somente pelo Inverno, então os alemães deveriam ter liquidado com os soviéticos no Verão de 1942, o que não aconteceu. E o mesmo se repetiu em 1943;

7) Uma prova de que Hitler e os Generais alemães subestimaram a capacidade de luta dos soviéticos é que eles pensavam que a guerra contra a URSS duraria, no máximo, uns dois meses. Assim, até o final de Agosto de 1941 a URSS já teria sido destruída. Mas isso não aconteceu. E uma prova deste desprezo: Hitler proibiu a fabricação de qualquer item (botas, uniformes, etc) que pudesse ser utilizado no Inverno. E fez isso porque acreditava que a Guerra já estaria encerrada muito antes que o mesmo começasse. Foi por isso que quando este chegou, a Wermacht encontrava-se totalmente despreparada para lutar no frio intenso da URSS. 

Assim, a Blitzkrieg hitlerista emperrou na capacidade de resistência dos soviéticos e na incompetência alemã, incluindo a do próprio Hitler. 

Logo, foram os Generais "Resistência", 'Desprezo' e 'Incompetência' que derrotaram os alemães e não o 'General Inverno'. 

E os problemas com o clima começaram, na verdade, antes do Inverno. Eles iniciaram já no Outono russo, que é extremamente chuvoso. 

E aqui vai uma prova da incompetência alemã: Quando analisaram os mapas da URSS, antes da invasão,eles imaginaram que toda aquelas estradas que apareciam nos mesmos eram asfaltadas. Mas, na verdade, muitas delas eram de terra. E quando vieram as chuvas torrenciais do outono russo, os caminhões, blindados e canhões alemães ficaram emperrados na lama.

Assim, os alemães nem precisaram que o Inverno chegasse para ter que enfrentar sérios problemas na guerra contra os soviéticos. E o pior é que, além de tudo isso, milhões de soldados soviéticos lutavam até a última gota de sangue, resistindo até o fim. 

A cidade de Stalingrando, onde se travou o grande momento da virada na Segunda Guerra Mundial. A Alemanha Nazista jamais se recuperou desta derrota.

8) Depois da Batalha de Kursk, em meados de 1943, toda a iniciativa da guerra pertenceu aos soviéticos e os alemães limitaram-se a se defender. 

Outro fator que ajudou na derrota dos alemães é que eles pensavam que Stalin era tão odiado pelo povo que este apoiaria os alemães quando os mesmos invadissem. Mas os massacres e atrocidades cometidos pelos alemães contra os soviéticos foram tão brutais, que eles perceberam que Hitler era ainda pior que Stalin e que acabariam exterminados ou escravizados se não lutassem.contra os nazistas. 

Até mesmo os ucranianos, que odiavam os russos e que saudaram os alemães, inicialmente, como sendo libertadores de sua terra, acabaram se voltando contra os alemães quando os massacres contra os civis ucranianos começaram. 


Link:

http://historiablog.files.wordpress.com/2012/12/guerra-facebook.jpg?w=550&h=9531

Nenhum comentário: