Frases para não se esquecer!

"O que ameaça a Democracia é a fome, é a miséria, é a doença dos que não tem recursos para enfrentá-la. Esses são os males que podem ameaçar a Democracia, mas nunca o povo na praça pública no uso dos seus direitos legítimos e democráticos.". - Presidente João Goulart, em 11/03/1964.

Joseph Pulitzer: "Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma."

"O sigilo não oferecerá nunca mais guarida ao desrespeito aos direitos humanos no Brasil"

(Presidenta Dilma Rousseff, ao sancionar a criação da Comissão da Verdade)

Emiliano Zapata: “Mais vale, homens do Sul, morrer de pé que viver de joelhos!”

domingo, 30 de junho de 2013

Novo escândalo de espionagem coloca União Europeia contra EUA!

Novo escândalo de espionagem coloca União Europeia contra EUA

Alemanha condena administração Obama: "Excede todo o imaginável", diz ministra
As relações diplomáticas entre EUA e UE (União Europeia) foram estremecidas na noite deste sábado (29/06). Novos documentos vazados da NSA (sigla em inglês para Agência de Segurança Nacional) comprovam que Washington grampeou atividades do prédio da UE em Nova York e em Bruxelas, sede da entidade.

O presidente do Parlamento europeu, Martin Schulz, declarou neste domingo (30) que a espionagem de diplomatas e instituições europeias pelo programa norte-americano Prism - revelada pela revista alemã Der Spiegel - "é um grande escândalo", que pode ter impacto nas relações entre os tradicionais aliados ocidentais. A União Europeia declarou oficialmente que aguarda explicações da administração Obama.

Agência Efe

O alemão Martin Schulz quer imediata resposta dos EUA em relação ao escândalo de espionagem

A ministra de Justiça da Alemanha, Sabine Leutheusser-Schnarrenberger, reiterou sua insatisfação com o suposto caso de espionagem. 
"Excede todo o imaginável que nossos amigos dos Estados Unidos olhem os europeus como inimigos", afirmou a ministra. Sabine disse ainda que o caso lembra o comportamento "entre inimigos" durante a Guerra Fria.

O deputado europeu Daniel Cohn-Bendit sugere à UE que rompa imediatamente as negociações sobre o tratado de livre comércio com os Estados Unidos, "até a obtenção de um acordo com Washington sobre a proteção de dados confidenciais".
Segundo a revista Der Spiegel, em um dia a NSA tem acesso, só na Alemanha, à cerca de 20 milhões de conversas telefônicas e 13 milhões de comunicações na internet.
 
A revista afirmou ainda que a NSA espiona as representações da UE e da ONU nos EUA, com microfones instalados nesses edifícios e através da rede de computadores interna conectada a Bruxelas. 

Com esse sistema, os serviços secretos dos Estados Unidos tiveram acesso a conteúdos de conversas confidenciais, e-mails e arquivos dos computadores da UE.
 
O novo escândalo gerou uma onda de indignação entre políticos alemães e europeus.

Link:

Nenhum comentário: